Obs.: a página impressa não é necessariamente idêntica à página exibida na tela.
Item adicionado ao pedido! E agora?
Permanecer na página atualIr para a tela de finalização do pedido
Voltar ao topo.
Outros telefones em Chapecó:
+55 (49) 3328-7218
+55 (49) 3329-8823

Texto duvidas frequentes.PNG

AnteriorPróximo
São várias as dúvidas e questionamentos comuns dos nossos pacientes, para suprir algumas dessas dúvidas existe essa página. Se a resposta para a sua dúvida não for encontrada aqui então o melhor mesmo é entrar em contato conosco.

Resposta à dúvida selecionada:

AnteriorPróximo

PAAF quer dizer: punção aspirativa por agulho fina. Uma agulho é introduzida na lesão solicitada (nódulo de mama, tireóide, linfonodo, etc) onde é feita uma aspiração das células e feito esfregaço citológico do aspirado. Por serem lesões muitas vezes não palpáveis (muito pequenas ou profundas), o acompanhamento do ultra-sim é fundamental para localização exata da mesma.
O atraso do exame muitas vezes gera ansiedade no paciente. Na realidade, quando há o atraso no prazo de entrega, mais cortes do material foram necessários ou até colorações especiais para identificar certos agentes, como fungos, bactérias, etc, que são solicitados pelo patologista durante o processo diagnóstico. Muitos materiais também necessitam de mais tempo de estudo pelo patologista.
O exame preventivo do colo uterino tem este nome exatamente para fazer a PREVENÇÃO do câncer de colo uterino. O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70% desde sua criação, pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo de útero antes do desenvolvimento do câncer.
- 1ª Etapa: Fixação do material que leva 24h.
- 2ª Etapa: Processamento técnico(inclusão na parafina, corte e coloração), que demora por volta de 24h adicionais.
- 3ª Etapa: Processo diagnóstico.
- 4ª Etapa: Emissão do laudo.
Todo exame solicitado por algum profissional de saúde tem um motivo. Com o resultado nas mãos, o paciente deve levá-lo ao seu médico, que irá definir a conduta clínica e o tratamento adequado para cada situação.
Nenhum exame médico é solicitado sem motivo. Vários são solicitados para PREVENÇÃO de futuras doenças. Mesmo sem sintomas, o paciente deve ter a conciência, de estar protegendo e cuidando de seu corpo, para futuramente continuar tendo uma saúde perfeita.
O patologista é um médico que, após concluir a faculdade de medicina, precisa fazer a residência médica de Anatomia Patológica e Citopatologia, com duração média de três anos. Ao todo, são nove anos de formação profissional.